componentes do grupo

Componentes com junção dos grupos 2 e 6: Ana Elisa Souza Carao, Andressa Rodrigues, David Felberg, Poliana Trindade Linhares, Maressa Fernandes Valentim Vidal, Rodrigo Rodrigues Hortelan e Thatianne Trajano Da Silva

sexta-feira, 18 de abril de 2014

O QUE SÃO OS MOVIMENTOS SOCIAIS HOJE?


É a ação coletiva de um grupo da sociedade ou organizações sociais para defesa ou promoção, na esfera das relações de categorias, de certos objetivos ou interesses tanto de mudança como de preservação da ordem estabelecida na sociedade. Em linhas gerais, o movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais.
Dessa forma lutando para alcançar a mudança ou mesmo a revolução de uma realidade contrária a certo grupo ou classe social. Essa mudança vai acontecer através da luta por um ideal, seja pelo questionamento de uma determinada realidade que se caracterize como algo impeditivo da realização dos anseios deste movimento. Onde o movimento social vai ser tornar porta-voz de um grupo de pessoas que se encontra numa mesma situação, seja social, econômica, política, religiosa, entre outras.


A existência de um movimento social requer uma organização muito bem desenvolvida, que não se limitam a manifestações públicas constantes, mas trata-se de organizações que sistematicamente atuam para alcançar seus objetivos políticos, o que significa haver uma luta constante e em longo prazo dependendo da natureza da causa. Em outras palavras, os movimentos sociais possuem uma ação organizada de caráter permanente por uma determinada bandeira.

Os movimentos sociais no Brasil vão surgi a partir da década de 1960, quando surgiram os primeiros movimentos de luta contra a política vigente, ou seja, a população insatisfeita com as transformações ocorridas tanto no campo econômico e social. Mas, antes, na década de 1950, os movimentos nos espaços rural e urbano adquiriram visibilidade. Os principais movimentos sociais no Brasil de ações coletivas mais conhecidas no Brasil são o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres.


Referencias Bibliográfica